Bem vindo ao Apostolado Beata Imelda e Eucaristia!

A nossa intenção é a de divulgar a história da Bem-Aventurada Imelda Lambertini, dominicana, que faleceu aos 11 anos de idade logo após a sua Primeira Comunhão. O conteúdo do blog se restringirá apenas à meditações sobre a vida e exemplo da Beata Imelda Lambertini e também a postagens de textos e escritos dos mais diversos santos que tenham registrado documentos à respeito da Santa Missa e da Santíssima Eucaristia.

"Não sei como as pessoas não morrem de alegria ao receberem Nosso Senhor na Eucaristia!" (Beata Imelda Lambertini).

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Orações para antes da Santa Missa e de preparação para a Santa Comunhão



São Bernardo escreve: "Quando comungamos sacramentalmente, os Santos Anjos montam guarda ao redor de nós em honra a Jesus."

Quando um adorador de Deus comunga do Corpo de Cristo, toda a Igreja exulta, a dos Céus, a do Purgatório e a da Terra.

Quem poderá exprimir a alegria dos Anjos e dos Santos a cada Comunhão bem feita? Uma nova corrente de amor chega ao Paraíso e faz vibrar os espíritos bem-aventurados, cada vez que uma criatura se une a Jesus. Vale muito mais uma Santa Comunhão do que um êxtase, um arrebatamento ou uma visão.

A Santa Comunhão transporta o Paraíso inteiro para o coração do comungante.


ORAÇÃO FONTE DE GRAÇAS (Para se rezar antes da Santa Missa)

Deus Pai, eu Vos ofereço, pelo Coração Imaculado de Maria, o sacrifício da Santa Missa, com o sacerdote e através dele, com verdadeiro espírito de imolação. Ofereço-vos constantemente o sacrifício de todas as Santas Missas que se celebram no mundo inteiro, e com pura intenção me uno ao Santo Padre e a todos os sacerdotes, oferecendo-vos os méritos dos sofrimentos da Paixão e Morte de vosso Unigênito Filho. Com a graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, torno-me uma constante união de sacrifício n'Ele e com Ele, para Vos adorar no mais alto grau de perfeição. Amém.


PREPARAÇÃO PARA A COMUNHÃO

A preparação para a Comunhão consiste em demorar-se algum tempo a considerar quem é Aquele a quem vamos receber, e quem somos nós, e fazer depois os atos seguintes.

No Santíssimo Sacramento do Altar não só é oferecida a graça como também o Autor da graça, Nosso Senhor Jesus Cristo com Corpo, Sangue, Alma e Divindade.

Que dignificação! Quanta bondade! O Deus de infinita Majestade querer dar-se em alimento a nossos corações miseráveis e culpados! Sendo que a Comunhão constitui a ação mais excelente, mais proveitosa e divina, temos que nos convencer da necessidade de prepararmos o nosso espírito e coração com o máximo cuidado.

Tomemos Maria por guia e modelo e supliquemo-lhe que ela mesma orne a nossa alma com as devidas disposições.

ATO DE FÉ

Senhor Jesus Cristo, eu creio firmemente que estais real e verdadeiramente presente no Santíssimo Sacramento, com vosso Corpo, Sangue, Alma e Divindade. Creio que sois o pão vivo descido do Céu. Sim Jesus, creio em Vós. Amém.

ATO DE ADORAÇÃO

Senhor, eu Vos adoro neste augusto sacramento e Vos reconheço por meu Criador, Redentor e soberano Senhor, meu único e sumo bem. Eu Vos adoro com minha inteligência, meus afetos e todas as faculdades de minha alma. Sim, Jesus, eu Vos adoro. Amém.

ATO DE ESPERANÇA

Senhor, espero que, dando-Vos a mim neste divino sacramento, usareis comigo de misericórdia e me concedereis todas as graças que são necessárias à minha eterna salvação. Jesus, em vossas promessas confio. Sim, Jesus, eu espero em Vós. Amém.

ATO DE HUMILDADE

Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma só palavra e minha alma será salva. Jesus, eu me humilho diante de Vós. Amém.

ATO DE CARIDADE

Senhor, Vós sois infinitamente amável, sois meu Pai, meu Redentor, meu Deus, e por isso Vos adoro de todo o coração, sobre todas as coisas, e por amor de Vós, amo a meu próximo como a mim mesmo, e de boa vontade perdôo aos que me têm ofendido. Sim, Jesus, eu Vos adoro de todo o meu coração. Amém

ATO DE CONTRIÇÃO

Senhor, detesto todos os meus pecados, porque me tornam indigno de receber-vos em meu coração, e proponho, com vossa graça, nunca mais os cometer, evitar as ocasiões de pecar e fazer penitência. Jesus, perdoai os meus pecados. Amém.

Cristo está todo inteiro no sacramento da Eucaristia?


El Greco (Doménikos Theotokópoulos, 1541-1614),  A Última Ceia

Parece que Cristo não está todo neste sacramento:
1. Com efeito, Cristo começa a estar neste sacramento pela conversão do pão e do vinho. Ora, está claro que o pão e o vinho não podem converter-se nem na divindade de Cristo nem na sua alma. Logo, uma vez que Cristo está composto de três substâncias, a saber a divindade, a alma e o corpo, parece que Cristo não está todo neste sacramento.
2. Além disso, Cristo está neste sacramento como alimento dos fiéis, a modo de comida e de bebida. Ora, o Senhor diz: “A minha carne é verdadeira comida e o meu sangue é verdadeira bebida” (Jo 6, 56). Portanto, estão presentes neste sacramento somente a carne e o sangue de Cristo. Existem muitas outras partes do corpo de Cristo, por exemplo, os nervos, os ossos, etc. Logo, Cristo não está todo inteiro neste sacramento.
3. Ademais, um corpo de tamanho maior não pode estar todo inteiro num de dimensão menor. Ora, o tamanho do pão e do vinho consagrados é muito menor que o do corpo de Cristo. Logo, Cristo não está todo inteiro neste sacramento.

EM SENTIDO CONTRÁRIO, Ambrósio afirma: “Cristo está neste sacramento”.


RESPONDO. É absolutamente necessário confessar, segundo a fé católica, que Cristo está todo neste sacramento. A realidade de Cristo está presente neste sacramento de dois modos: pela força do sacramento e por uma concomitância natural. Pela força do sacramento, está sob as espécies sacramentais aquilo em que diretamente se converte a substância do pão e do vinho anteriormente existente. Isso vem significado pelas palavras da forma, que são eficazes neste e nos outros sacramentos, por exemplo, quando diz “Isto é o meu corpo”, “Isto é o meu sangue”. Por uma concomitância natural, está presente neste sacramento o que realmente está unido àquilo em que termina a conversão. Se duas coisas estão realmente unidas, onde uma estiver realmente, a outra estará também. Somente por uma operação mental se distinguem as coisas que estão realmente unidas.

Quanto às objeções iniciais, portanto, deve-se dizer que:
1. Como a conversão do pão e do vinho não termina na divindade nem na alma de Cristo, conseqüentemente estas não estão aí pela força do sacramento, mas por real concomitância*. Porque a divindade nunca abandonou o corpo de Cristo que ela assumiu, onde estiver tal corpo, aí necessariamente estará a divindade. Portanto, neste sacramento a divindade de Cristo deve acompanhar forçosamente o seu corpo. Por isso, no Símbolo efesino se lê: “Participamos do corpo e sangue de Cristo, não como recebendo uma carne comum, nem como homens santificados e unidos ao Verbo por uma união moral, mas como recebendo a verdadeira carne vivificante e própria do mesmo Verbo”.
A alma se separou realmente do corpo. Por isso, se naqueles três dias em que Cristo esteve na sepultura, se celebrasse este sacramento, não estaria nele a alma, nem pelo poder do sacramento nem pela concomitância real. Ora, porque “ressuscitado dentre os mortos, Cristo não morre mais”, como está em Romanos (6, 9), a sua alma está sempre realmente unida ao corpo. Por conseguinte, neste sacramento o Corpo de Cristo está presente pelo poder do sacramento, a alma porém, por concomitância real.
* Nota: Essa teoria da concomitância, que permite afirmar que Cristo inteiro está presente no sacramento, e sob cada uma das espécies, é muitas vezes empregada para justificar a legitimidade da comunhão sob uma só espécie. Mas não é porque essa teoria é utilizada com esse fim que ela deixa de possuir um valor próprio. O Concílio de Trento (sessão 13, cap. 3) cobre-a com sua autoridade. A “teoria” não é de fé, mas sim a asserção de que Cristo inteiro está contido no sacramento.
2. Pela força do sacramento está presente nele no caso da espécie de pão não só a carne, mas o corpo inteiro de Cristo, isto é, os ossos, os nervos, etc. E isso aparece da própria forma deste sacramento, que não diz: “Esta é a minha carne”, mas “Isto é o meu corpo”. Por isso, quando o Senhor diz “a minha carne é verdadeira comida”, a palavra carne tem o sentido de todo o corpo, porque, conforme o costume humano, tal palavra se apropria melhor ao gesto de comer. Pois, os homens comem comumente a carne animal e não os ossos ou coisa semelhante.
3. Depois da conversão do pão no corpo de Cristo ou do vinho no sangue, os acidentes de ambos permanecem. Daí se segue evidentemente que as dimensões do pão e do vinho não se convertem nas dimensões do corpo de Cristo, mas uma substância em outra substância. Assim, pela força do sacramento, está presente nele a substância do corpo de Cristo ou do sangue, não, porém, as dimensões do corpo ou do sangue de Cristo. Por isso, é claro que o corpo de Cristo está neste sacramento segundo o modo da substância e não segundo o modo da quantidade. No entanto, a própria totalidade da substância está presente indiferentemente numa quantidade pequena ou grande: assim como toda a natureza do ar está numa quantidade grande ou pequena dele ou toda natureza humana está num homem grande ou pequeno. Por isso, toda a substância do corpo de Cristo e do sangue está presente neste sacramento depois da consagração, como antes dela estava aí a substância do pão e do vinho.

Fonte: ST III, 76, 1
Fonte: http://sumateologica.wordpress.com/